Análise SWOT

(Forças, Fraquezas, Oportunidade e Ameaças)

Análise SWOT também é conhecida como analise FOFA, foi criada em 1960 Albert Humphrey liderou um projeto para criação da análise SOFT que foi a percusora da análise SWOT.

Em 1982 outro pesquisador americano chamado Heinz Weihrich aperfeiçoou a analise SWOT para análise TOWS.

Em 2006 dois pesquisadores japoneses usaram a análise SWOT com um processo de inteligencia artificial para analisar mais rápido as empresa.

Pois bem, o que seria em sí esta analise SWOT?

É uma ferramenta que combina quarto fatores sendo dois internos e dois externos à empresa. Sendo eles, (S) Forças, (W) fraquezas, onde busca as relações internas da empresa e (O) Oportunidades, (T) ameaças como fatores externos à empresa.

De forma pratica, você observa quais são os pontos fortes e pontos fracos tanto internos quanto externos de uma empresa para analisar quais são as melhores empresas de um setor.

A analise SWOT te ajuda na tomada de decisão tanto para os gestores quanto aos investidores para saber quais mudanças precisam ser tomadas para melhorar a empresa.

Entretanto, há limitações pois uma empresa pode ser capaz de julgar adequadamente suas fraquezs e foças internas

Mas as projeções e eventos futuros, podem sempre afetar as oportunidades e ameaças que podem estar sugeitas à algum erro.

Uma grande vantagem da análise SWOT é que você pode encontrar lacunas em que seus concorrentes não estão entrando ao realizar um mapeamento do mercado.

Força (S)

Você buscará olhar para dentro da empresa a potencialidade interna dela, como a força da marca, as margens competitivas, etc

Fraqueza (W)

Você olhará os possiveis defeitos internos ou dificuldades do negócio como aumento de custos e despesas, diminuição de margens.

Oportunidade (O)

Você olhará os locais em que seus concorrentes falham e locais onde seu negócio pode expandir, ao encontrar essas lacunas de mercado.

Ameaças (T)

Você perceberá quais são os riscos externos ao negócio, como à macroeconomia, legislação, tributação, novos entrantes no mercado, saturação do mercado.

A análise SWOT veio como uma dificuldade na década de 60 e 70 dos gestores conseguirem analisar a qualidade de suas próprias empresas, sendo criada após uma pesquisa em mais de 5mil gestores e 1.100 empresas.

Deixe um comentário