Capex: O que é e como analisar!

CAPEX

Faaaala, Pobre Mortal! Já ouviu falar sobre o CAPEX?

No momento em que analisamos uma empresa, temos diversos indicadores e informações financeiras que precisamos analisar antes de comprarmos uma ação, e um dos principais indicadores é o Capex.

Que é um indicador essencial para entender o funcionamento de uma empresa.

O que é CAPEX?

Capex (Capital Expenditure) significa investimentos em Bens de Capitais ou Despesas de Capitais.

Ou seja, é o investimento que a empresa faz para manter ou expandir suas operações. Por exemplo, a compra de uma nova máquina, a construção de uma nova fábrica, o investimento em uma nova frota de veículos e etc.

Como o CAPEX funciona.

Falando em contabilidade, uma nova aquisição ou um novo investimento da empresa, só entra como investimento em Bens de Capitais quando a esse novo ativo começa a ter depreciação e amortização.

Que é,  quando esse ativo começa a perder valor devido ao uso, ou ao desgaste natural do bem, se for um bem físico como veículos, é tratado como depreciação, se for a perda de valor de um bem intangível como marcas e patentes refere-se à amortização.

É muito importante que nós como investidores saibamos que quanto maior for o Capex de uma empresa, mais agressivo é o crescimento dela e maior o potencial de gerar valor para o acionista!

Mas é sempre importante analisar esse indicador juntamente com o Fluxo de Caixa Operacional da empresa, pois quanto mais distante os dois, mais conservador é o crescimento dela.

E o mais importante: Comparar em relação à Depreciação e Amortização.

Pois se o Capex é praticamente igual à D&A quer dizer que a empresa está apenas reinvestindo aqui que já perdeu valor, repondo maquinário e não investindo em sua expansão.

Bons Investimentos!

Deixe um comentário