
Faaaala, Pobre Mortal! Já ouviu falar sobre o CAPEX?
No momento em que analisamos uma empresa, temos diversos indicadores e informações financeiras que precisamos analisar antes de comprarmos uma ação, e um dos principais indicadores é o Capex.
Que é um indicador essencial para entender o funcionamento de uma empresa.
O que é CAPEX?
Capex (Capital Expenditure) significa investimentos em Bens de Capitais ou Despesas de Capitais.
Ou seja, é o investimento que a empresa faz para manter ou expandir suas operações. Por exemplo, a compra de uma nova máquina, a construção de uma nova fábrica, o investimento em uma nova frota de veículos e etc.
Como o CAPEX funciona.
Falando em contabilidade, uma nova aquisição ou um novo investimento da empresa, só entra como investimento em Bens de Capitais quando a esse novo ativo começa a ter depreciação e amortização.
Que é, quando esse ativo começa a perder valor devido ao uso, ou ao desgaste natural do bem, se for um bem físico como veículos, é tratado como depreciação, se for a perda de valor de um bem intangível como marcas e patentes refere-se à amortização.
É muito importante que nós como investidores saibamos que quanto maior for o Capex de uma empresa, mais agressivo é o crescimento dela e maior o potencial de gerar valor para o acionista!
Mas é sempre importante analisar esse indicador juntamente com o Fluxo de Caixa Operacional da empresa, pois quanto mais distante os dois, mais conservador é o crescimento dela.
E o mais importante: Comparar em relação à Depreciação e Amortização.
Pois se o Capex é praticamente igual à D&A quer dizer que a empresa está apenas reinvestindo aqui que já perdeu valor, repondo maquinário e não investindo em sua expansão.
Bons Investimentos!