Como definir metas

Faala pobre mortal, hoje vou te mostrar o caminho das pedras para que você consiga atingir qualquer objetivo.

É extremamente importante para que atinjamos nossos objetivos, sejam quais forem, estabelecermos metas MUITO bem definidas.

Se você acha que basta escrever no papel uma “listinha” com alguns de seus objetivos e VOILÀ, você está incrivelmente enganado!

Para que você consiga traçar suas metas da forma correta, eu vou te ensinar uma técnica que te ajudará a alcançá-las, sejam elas pessoais, financeiras, de trabalho, para vendas, de curto, médio ou longo prazo.

Técnica SMART:

Esse método diz que todas as nossas metas têm que ser:

– Específicas (Specific):

Ou seja, concretas. Por exemplo: “quero aumentar minhas vendas” ou “quero ficar rico” são frases muito vagas.

Diga que quer aumentar suas vendas em 30%, ou que quer ter 1 milhão de reais, e estará cumprindo este fator. O importante é ser direto, e saber aonde quer chegar.

– Mensurável (Measurable):

Ou seja, temos que conseguir medir. Isso é essencial para que possamos acompanhar nosso desempenho em relação às nossas metas. Já dizia Peter Drucker, “o que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Por exemplo: “quero ter o corpo perfeito” é impossível de se medir, saber se está chegando na sua meta ou se a conquistou. Mas definir quantos quilos quer pesar, ou quantos centímetros de braço quer ter, já se torna mensurável.

– Alcançável (Attainable):

Ou seja, atingível. Todos nós queremos ter resultados incríveis, mas nossas metas devem estar dentro de uma realidade possível. Você tem que acreditar na sua meta, ou não valerá de nada.

Por exemplo: “quero lucrar 1 bilhão de dólares em 1 mês” – essa meta é pouco provável de ser atingida, principalmente se você não for o Jeff Bezos. Seja ambicioso, mas realista!

– Relevante (Relevant):

Ou seja, temos que ver sua relevância. Não adianta ficar criando metas e metas, se elas não vão te incentivar o suficiente, por não agregarem ao objetivo final.

Crie metas que estão condizentes com os seus princípios, que você entenda o motivo de estar fazendo aquilo. Ou elas não serão cumpridas.

– Temporizáveis (Time-Based):

Ou seja, têm que haver um prazo para que sejam cumpridas. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria.

Por exemplo: “quero que minha empresa expanda para outra cidade” é uma meta sem deadline, então você ficaria adiando-a indefinidamente. O correto seria algo do tipo: “quero que minha empresa abra outra filial em até 2 anos”.

Conclusão:

Agora você entende de onde veio “1 milhão com 30”? Essa é uma meta que coloquei para mim quando tinha meus 20 anos, e é o que veio me movimentando desde que meu pai faleceu.

Mas de onde tirei isso?

Bem, na verdade a meta é: ter um milhão de reais investidos em ativos financeiros antes de atingir meus 30 anos de idade.

Essa é uma meta bem específica, pois falo de valores.

Mensurável, pois o valor em dinheiro nós conseguimos contar e verificar o quão perto estamos da meta.

Atingível, já que na época, apesar de parecer longe da minha realidade, eu conseguia ver diversas pessoas menos inteligentes que eu atingindo valores maiores.

Relevante, pois eu entendia que, se meu pai tivesse conquistado essa mesma meta, nós não teríamos os mesmos problemas que tivemos e talvez ele até estivesse aqui hoje pra ler este livro.

E temporizável, já que coloquei uma data limite para atingi-la.

Outra dica é criar metas intermediárias, o que ajuda na percepção do progresso e motivação. E não tem nada de errado se as metas precisarem serem revistas com o tempo. Nós costumamos ter um pensamento linear, mas nossa evolução é exponencial. O importante é sempre conseguir se manter em movimento.

Agora que você já sabe essa técnica poderosa, bora começar a agir para que nossos objetivos cheguem o mais rápido possível. É importante que para isso vocês tenham FOCO.

Curtiu esse conteúdo? Ele foi baseado em uma das 97 perguntas do meu livro “Manual do Investidor Iniciante”, disponível na Amazon. Se você está interessado em saber mais sobre o livro, que foi TOP 1 mais baixados Amazon clica na imagem ai embaixo!

Deixe uma resposta