Como Investir Seus Primeiros 1.000 reais

Investir

Faala, Pobre Mortal. Você tem 1000 reais e quer começar a investir em renda variável? Eu preparei esse post especialmente para você então. 

Antes de tudo, eu quero te dizer que mais importante do que investir 1000 reais uma única vez é focar no aumento da sua renda ativa para conseguir aportar cada vez mais. 

Entendendo que a bolsa de valores é uma oportunidade para multiplicação do patrimônio, entendemos que o importante é alocar cada vez mais dinheiro. 

Como começar a investir?

No começo, eu sei que o dinheiro destinado aos investimentos pode ser pequeno, porque foi assim comigo também. 

No começo da minha trajetória, eu investia uns 300 reais a 400 reais por mês. A partir do momento que eu tomei total consciência da importância daquilo para conquistar a liberdade financeira, eu dei mais atenção a minha renda ativa para conseguir aportar volumes maiores. 

Eu sou a favor da diversificação. Comento com meus alunos do Eu Investidor que a diversificação é nossa maior proteção. 

Não acho interessante investir apenas em ações. Nem acho interessante investir apenas em renda fixa, como é citado no livro “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham.

No livro existe uma disposição ideal para investimento de acordo com o perfil do investidor. 

O mais conservador deveria alocar 75% em renda fixa e o mais agressivo 75% em renda variável. Se quiser entender mais sobre qual o seu perfil de investidor, só clicar aqui.

Como eu investiria

Com mil reais eu formaria uma carteira com ETF´s em um primeiro momento. 

Existe um ETF brasileiro que representa as 500 maiores empresas americanas (IVVB11) . Eu acho, sim, importante ter uma parte do nosso dinheiro exposto ao dólar que é a maior moeda do mundo. 

Existe também um ETF que busca replicar o desempenho das empresas mais líquidas da bolsa de valores brasileira (BOVA11). Então, seria uma maneira de começar a exposição a ações no Brasil. 

E, além disso, hoje em dia, também existe um ETF que replica o índice dos fundos imobiliários (IFIX). 

É claro que é possível melhorar, mas esse post é realmente para ajudar quem de fato está dando seus primeiros passos na Bolsa de Valores.

Agora tem um detalhe muito importante: não esqueça de construir a reserva de emergência. Afinal os imprevistos sempre acontecem. 

Investir em renda variável é legal, é importante, mas deve ser feito com cautela. Inclusive, de preferência comece na renda variável aos poucos mesmo para se acostumar com a volatilidade. 

Deixe um comentário