Como ser um empreendedor de sucesso?

Faala Pobre Mortal, tudo tranquilo por ai? Hoje vou mostrar o que vocês precisam para se tornarem empreendedores de sucesso.

Muitas pessoas sonham ou já sonharam em ter algum negócio próprio, mas poucas sabem realmente como começar a se planejar e conquistarem esse sonho.

Nesse post vou tentar te passar uma espécie de “passo a passo” de atitudes e ações que vocês devem ter e realizar, para que seus objetivos empreendedores se aproximem cada vez mais.

É claro, todos sabemos que esse negócio de empreender pode estar muito romantizado e que não existe realmente um passo a passo. O que há é um modelo, baseado em empreendedores de sucesso, que pode ser replicável.

Mas uma coisa eu garanto:

Não é nada fácil empreender, principalmente no Brasil, país onde os juros e impostos cobrados do empresário são gigantescos.

Não é esse conto de fadas que muitos pregam. Vai ser difícil, vai ser doloroso, vai ser suado. Nada vem de graça, nada vem sem esforço (e muuuito esforço).

Mas a recompensa de tanto trabalho pode ser incrivelmente gratificante e generosa.

Ok, Rufino, mas como eu começo o meu tão sonhado negócio?

Primeiramente você tem que saber se é realmente o que você quer.

Você está disposto a não retirar pró-labore por grandes períodos? Saiba que isso é imprescindível.

Muitas pessoas veem seus negócios dando um certo lucro, principalmente no início, e retiram todo esse lucro ou boa parte dele. O que essa pessoa está realmente fazendo é assassinando sua própria empresa.

Todo negócio quando está se iniciando precisa de destinar toda, ou pelo menos boa parte de seus lucros para a própria empresa. Seja para investir mais em si mesma (expansão, marketing, funcionários, imobilizado…), seja para construir um bom caixa.

Está disposto a não investir somente sua grana, mas também seu tempo e ter dedicação total ao seu negócio?

Ser o dono de uma empresa em fase de formação pode te tirar muitas noites de sono. No começo, sua empresa necessitará muito mais de você. Sim, é quase como ter um filho kkkk.

Está disposto a estar em constante aprendizado e evolução?

Quando falamos de algum empreendimento, seja ele físico ou digital, temos que ter em mente que ele exigirá que sempre nos mantenhamos atualizados em relação ao mercado, concorrentes, novas tecnologias, estudando novas formas de crescer, melhorando a forma de liderar, de treinar nossa equipe e outras infinidades de competência que todo empreendedor deve ir se atualizando.

Lembre-se disso: toda pessoa que se acomoda fica para trás.

Ok, passado todo esse terror que eu fiz em você, continua disposto a criar seu negócio?

Parabéns! Isso é para você!

Estude!

Sim, como já disse, você terá que estudar e muito.

Em qual área você quer montar seu negócio? Digital? Físico? Nos dois? Estude sobre as particularidades de cada um.

Em qual mercado? Varejo? Atacado? Serviços? Estude sobre.

Qual tipo de produto irá vender? Petshop? Alimentícios? Médicos? Infoproduto? Outro? Estude.

Você começar o seu negócio sabendo muito sobre ele e suas particularidades já te dá uma vantagem absurda.

Se mantenha estudando sempre, não pare quando abri-lo. Sempre há novas coisas para saber sobre qualquer mercado.

Também recomendo fortemente que você estude e leia sobre quem já chegou aonde você quer chegar. Pesquise sobre a história e leia biografias de grandes empreendedores, como Flávio Augusto, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Silvio Santos, Ford, Elon Musk, Sam Walton, entre outros gigantes que têm biografias e histórias publicadas.

Mas tome cuidado com essa parte de estudar! Não use como desculpa para ficar adiando e adiando. Estude o necessário e comece o mais rápido possível. Você nunca irá parar de estudar e se aprimorar, então aja rápido.

Planejamento.

Monte agora o seu planejamento para seu negócio. Deixe tudo estruturado.

-Que tipo de negócio você vai abrir

-Pesquise sobre o mercado, veja possível demanda, concorrência…

-Se for um negócio físico, planeje o melhor local para instalar-se, preços, qualidade dos clientes que passam por lá…

-Faça uma lista e orce os preços de tudo que irá precisar para começar, materiais, imobilizados, aluguel, funcionários, sistema, etc.

-Monte um plano de negócios. Qual será a minha estratégia para atrair meu cliente? Qual grande diferencial eu vou oferecer do meu concorrente? Como irei liderar minha equipe (caso haja)? Quanto de dinheiro tenho disponível para investir?

O que você deve ter:

Essas são algumas da infinidade de características desejáveis a um empreendedor:

Resiliência, pra conseguir se manter de pé mesmo depois de todos os obstáculos que virem a surgir. Saber ouvir vários não’s e, ainda assim, continuar tentando. Lembre-se que o Coronel Sanders, fundador da gigante rede de fast food KFC, só conseguiu “dar certo” aos 65 anos.

Consistência em suas ações, pois a ação sem direção não vai levar a lugar nenhum;

Habilidade de liderar pessoas, pois ninguém constrói um império sozinho. E ninguém vai manter sua equipe motivada por muito tempo se não tiver a capacidade de liderar;

Inteligência emocional (autoconhecimento) para saber, não necessariamente onde quer chegar, mas ao menos a direção. Sempre surgirão dificuldades que o farão pensar em desistir, não é qualquer um que consegue se manter motivado em qualquer situação;

Paciência, porque nada vem da noite para o dia. Quem pensa que é fácil, provavelmente vai se dar mal.

Aja!

O maior medo de quem navega é não partir.

Amyr Klink

Se arrepender é algo totalmente desconfortável. Mas o arrependimento mais doloroso, na minha opinião, é se arrepender por algo que não fez ou que deixou escapar…

Não deixe passar a oportunidade de realizar seu sonho de ser um empreendedor! comece agora! Não procrastine sua felicidade. Aja agora!

Deixe uma resposta