Conheça a história da empresa do Warren Buffett

Faala Pobre Mortal!

Você como um grande entusiasta do mercado financeiro, já deve estar cansado de ouvir falar do megainvestidor Warren Buffett, de sua vida e de seus hábitos. Mas muita gente não conhece a história da holding sob seu controle, Berkshire Hathaway.

para conhecer mais sobre a história de Warren Buffett, clique na imagem.

Hoje entre as maiores empresas do mundo, a holding surgiu da fusão entre a Companhia Valley Falls e a Companhia de Algodão Berkshire, em 1923. A primeira foi estabelecida em 1839 por Oliver Chance. A fusão deu origem à Berkshire Fine Spinning Associates, ainda no ramo têxtil.

Foi em 1955 que surgiu o nome atual, com a fusão da Companhia Manufaturada Hathaway (fundada em 1888), ficando sob controle de Seabury Stanton. Mas só em 1962 que o Oráculo de Omaha entra na história, dando início às compras das ações da companhia.

Agora entra uma história engraçada. Em 1964, Stanton fez uma oferta oral pelas ações Buffett, que aceitou vendê-las por U$11,50. Porém, quando chegou a carta aos acionistas, o preço oferecido foi de U$11,375, o que irritou Buffett a ponto de não vender sua participação. Ao invés disso, resolveu comprar ainda mais ações até tomar o controle da empresa e demitir Stanton.

Ele considera este um de seus maiores erros até hoje, visto a situação caótica em que a companhia se encontrava. Ele se tornou sócio majoritário de uma empresa que estava falindo, em um ramo que ele não dominava. E a teimosia, como ele mesmo diz, permaneceu até 1985, quando decidiu encerrar de vez a operação têxtil, depois de duas décadas sem sucesso.

Já em 1967, Buffett começou a expandir os negócios da empresa, inicialmente pelo ramo de seguros, cujo qual ele entendia muito. E em 1970, veio a compra da GEICO, que continua sendo o núcleo de suas operações de seguros até hoje, além de ter servido como fonte de capital para diversos outros investimentos. E foi só o começo!

Hoje, a holding é composta por mais de 100 empresas, dos mais diversos setores. Entre as maiores participações de capital aberto (todas acima de U$10bi), estão: Apple, Bank of America, Wells Fargo, Coca-Cola, American Express, Kraft Heinz.

Clique no infográfico para vê-lo fullscreen

Veja a lista de todas as subsidiárias e suas participações ao final desse post.

Uma curiosidade é que as ações classe A da Berkshire Hathaway nunca foram desdobradas, se tornando a ação de mais alto valor já negociada em bolsa de todos os tempos (uma única cota vale em torno de U$300.000,00). Isso dificulta a entrada de traders tentando especular no papel, segundo Buffett, o que vai contra suas políticas de longo prazo.

E se você tivesse investido na Berkshire Hathaway assim que Warren assumiu o controle? Segundo a última carta anual aos acionistas, deste ano, o retorno acumulado da companhia é de 2.472.627%! Isso significa que, numa situação hipotética de alguém que tivesse investido U$1.000 em 1964, seguindo a tal da estratégia de buy and f*da-se, teria hoje algo em torno de 24,7 milhões de dólares. Tá bom pra você?

[table id=1 /]

Deixe uma resposta