FIIS DE SHOPPING: O QUE ANALISAR

FIIS de Shopping eram muito famosos por sua resiliência frente à crises antes da pandemia deste ano.

Neste artigo vamos falar sobre como funcionam os FIIs de shoppings e suas características.

Vale ressaltar que analisar um fundo imobiliário vai muito além de olhar apenas os dividendos que ele está pagando atualmente e sua cotação atual. É preciso analisar a localização, qualidade dos imóveis, diversificação, para que dessa forma consiga fazer uma melhor análise risco x retorno.

SHOPPINGS CENTERS VÃO ACABAR?

Os shoppings são uma grande atração para o povo brasileiro, está na cultura do brasileiro ir para shopping fazer compras ou apenas dar um “rolezinho”.

Mesmo com o crescimento do e-commerce os brasileiros continuam a ir para os shoppings, pois eles vão muito além de uma espaço de compras.

As pessoas buscam entretenimento, seja indo ao cinema, em eventos promovidos pelos próprios shopping para atrair famílias, crianças, adolescentes.

Essa cultura brasileira que fez com que os fundos imobiliários de shoppings fossem tão resilientes frente à crises passadas e após a pandemia continuarão sendo lucrativos.

INDICADORES QUE VOCÊ DEVE OLHAR ANTES DE COMPRAR FIIS DE SHOPPING

Para realizar uma análise completa do fundo é preciso que se tenha atenção em cada um dos indicadores abaixo, isso fará todo a diferença entre escolher um bom fundo e um fundo que só vai lhe trazer dor de cabeça.

Gestora: Em todos os FIIS é preciso analisar quem está no comando, à quem você está entregando seu dinheiro. Portanto busque pesquisar sobre o histórico da gestora e dos fundos que são geridos pela mesma.

Distribuição de rendimentos: Importante olhar o histórico de resultados do fundo, se ele possui constância em seus pagamentos ou seus pagamentos são muito oscilantes.

Tipo de Gestão: Saber se o FII tem uma gestão passiva ou uma gestão ativa.

Quantidade de ativos: Quantos mais ativos ativos o fundo tiver em seu portfólio, mais diversificado ele é, e consequentemente menos arriscado.

Localização dos ativos: Para que um shopping seja lucrativa é preciso que haja pessoas que o visitem, e para isso é preciso que o imóvel esteja bem localizado, em uma região de fácil acesso e com uma população principalmente jovem que frequenta mais os shoppings.

Contratos: Analisar o tempo de vencimento dos contratos, quanto mais perto o vencimento maior o risco.

Quantidade de Lojas Âncora nos shoppings: Lojas Âncoras são lojas que não estão presentes em qualquer lugar e que atraem um público consumidor para suas lojas o que faz com que o movimento do shopping seja maior.

VALE A PENA INVESTIR EM FIIS DE SHOPPING?

Sim, vale a pena! É sempre bom diversificar seus investimentos em diferentes classes de ativos e setores também.

Como já falado os FIIs de shopping sempre foram muito resilientes e possuem um ótimo histórico. 

Com essa pandemia os rendimentos caíram, portanto o preço destes ativos também caiu, o que pode mostrar uma ótima oportunidade pensando no longo prazo.

Pode demorar um tempo para os rendimentos voltarem ao normal, mas os bons fundos vão sobreviver e com certeza darão ótimos frutos.

Bons estudos!

Deixe uma resposta