Fundos de investimento imobiliário: tudo o que você deve saber antes de investir em um FII

Fundos imobiliários são um dos investimentos mais interessantes do momento. Por meio dos FII você consegue aproveitar todos os benefícios que os imóveis têm para oferecer sem precisar imobilizar um alto volume de capital.

Por exemplo; para comprar um imóvel pequeno, você pode gastar algo como 150 mil até 200 mil reais.

Com um valor assim, você pode garantir aluguéis mensais de 1 mil reais, ou valor similar. Mas a compra de imóveis pode exigir o investimento em mais coisas que vão além da propriedade.

Além do imóvel você terá gastos com;

  • Escritura,
  • Comissão,
  • IPTU
  • Manutenção
  • Gastos com seguro, luz e água.

Entre outras despesas. Mas ao aderir aos FII você não precisa se preocupar com esses custos a mais. Para investir em FII você só precisa comprar as cotas que deseja.

Vantagens dos FII

Vamos supor que você possui um imóvel e está locando o mesmo. Você investiu 200 mil reais e consegue um rendimento mensal de 900 reais.

Agora vamos imaginar que ao invés de comprar o imóvel você compre 200 mil em FII. Hoje em média, a distribuição dos FII fica por volta dos 6% ao ano.

Então com 200 mil, você consegue 1.200,00 reais de rendimento mensal. Esse valor maior você consegue sem pagar mais e sem custos a mais.

Na verdade você terá menos custos e mais facilidade. Principalmente no que tange a negociação dos FII no mercado.

Vai que a cota do seu FII está se valorizando na bolsa? Aí você tem a opção de vender a mesma e fazer um bom lucro. Coisa que no ramo imobiliário até poderia acontecer, mas exigiria certa burocracia e geraria uma série de custos.

Principais características dos FII

Boa parte dos FII, se não a totalidade, distribuem mensalmente os rendimentos. Esses ganhos podem vir por meio de aluguéis ou até a venda de propriedades. 

Existem fundos que apresentam distribuições mais voláteis e outros que administram esses pagamentos com o intuito de reduzir a diferença entre os pagamentos de cada mês.

Mas em sua grande maioria, os pagamentos são bons e são superiores a rentabilidade apresentada pela Selic.

Outro detalhe, as cotas do FII são negociadas em bolsa, coisa que favorece a valorização das mesmas. Como as cotas são negociadas em bolsa, o FII pode se valorizar ou desvalorizar.

Os custos para investir em FII hoje são baixos, ou até zerados. Existem corretoras como a Clear, Easynvest, XP Investimentos, Rico entre outras que zeraram a taxa de corretagem e custódia para os investimentos em FII.

Atualmente existem FII que valem pouco mais de R$ 12,00, e podem ser adquiridos a partir de uma cota. O lote mínimo dos fundos imobiliários é de uma cota, portanto, com custos zerados e FII a partir de R$ 12,00, o investimento em tal mercado é extremamente acessível.

Vacância

Para investir bem em FII, você precisa analisar alguns indicadores dos mesmos. Dentre eles posso citar a vacância como um dos mais importantes.

Fundos que alugam imóveis e possuem taxas de vacância acima dos 10%, apresentam baixa ocupação e podem oferecer rendimentos menores.

Sem falar que o valor da cota no mercado pode estar abaixo do valor patrimonial, fato que sugere desvalorização do fundo.

Se você vê um FII assim, tome cuidado. FII que tem vacância próxima de 5% ou até mesmo zerado pode estar apresentando valor de mercado bem acima do patrimonial, coisa que sugere valorização do fundo (o FII está valendo bastante no mercado e aparenta ser bom).

Os fundos imobiliários são uma boa?

Sim, dentre todas as opções que existem na bolsa de valores, os FII são aqueles que podem oferecer ganhos através das cotas (valorização) além das distribuições. Sendo que as distribuições, muitas vezes ficam acima do que a Selic oferece.

Sem falar na comparação entre o investimento em imóveis e FII. Investir em imóveis é algo que pode ser bastante oneroso e demanda tempo, ao investir em FII, por outro lado, você estará reduzindo a burocracia e pode lucrar com mais facilidade e agilidade.

Agora basta você analisar os fundos de tijolo e os fundos de papéis, e por fim escolher aqueles que se encaixam em sua carteira.

Deixe uma resposta