INDICADORES DE MERCADO P/L e PSR

Como utilizá-los em conjunto

Indicadores de Mercado p/l e psr são conhecidos por dar uma perspectiva melhor se a cotação está cara ou barata em relação ao negócio.

Vamos falar sobre dois indicadores que te ajudarão bastante nas suas análises: P/L e o PSR

PREÇO SOBRE LUCRO (P/L)

É um indicador que teoricamente irá te informar a quantidade de anos que a empresa demorará para gerar lucro pela sua cotação atual.

A formula para calculá-lo é: 1° encontrar o LPA e depois dividi-lo pela cotação

Suponha que, a empresa A tenha um P/L=10, isto significaria que ela demoraria 10 anos para gerar lucro pela cotação atual.

Portanto suponha que, uma empresa B tenha P/L=20, teoricamente o múltiplo de P/L da empresa A é mais barato que a empresa B, assim sendo, quanto menor o P/L, melhor.

Porém você deve ter cuidado para interpretar esse indicador, principalmente de forma isolada, pois ele pode ter distorções.

A vantagem do P/L é a facilidade na interpretação, mas tenha atenção pois, as vezes a empresa teve um Lucro alto, mas sem recorrência.

Da mesma forma que, uma empresa poderá ter um P/L muito alto, mas pelo momento em que a empresa sofreu algum problema de curto prazo.

Por isso, busque averiguar outros indicadores em conjunto com este indicador, como é o exemplo do PSR que analisa a capacidade de Receita da empresa.

Ao utilizar os dois indicadores P/L e PSR, você consegue evitar comprar uma ação com P/L baixo mas com um PSR desrregulado.

Mas o que é o PSR?

PRICE SALES RATIO (PSR)

O PSR é um indicador que serve para analisar se a quantidade de Receita produzida pela empresa está acima do Valor de Mercado da empresa.

Este cálculo é muito útil para ajudar a identificar uma empresa que gera bastante receita, mas está sendo subvalorizada pelo mercado

Sua formula consiste em:

Assim sendo, se uma empresa tem um PSR abaixo de 1, significa que ela está sendo subvalorizada, se ele estiver acima de 1, é portanto que a cotação da empresa estar valendo mais que a capacidade de gerar receita.

COMO UTILIZAR OS DOIS INDICADORES EM CONJUNTO

Os Indicadores de Mercado P/L e PSR, você pode utilizar ambos os indicadores para te mostrar se o baixo preço das empresas é provido de uma subvalorização real do mercado ou por uma diminuição da receita ou lucro liquido que ela gera.

Uma empresa que tenha um P/L baixo de 15 mas tem um PSR acima de 1 significa que pode existir algum problema na contabilidade da empresa que você terá que observar mais de perto para observar a geração de receita da empresa.

Assim como uma empresa que tenha um P/L alto >15 e um PSR abaixo de 1, pode ser um indício de que há algum problema no Lucro dessa empresa.

Empresas que podem acabar tendo um P/L abaixo de 15 e um PSR abaixo de 1, podem acabar te dando vantagens competitivas ao analisá-la com outras empresas do mesmo setor para entender quais empresas estão melhores e quais empresas estão piores.

Não invista somente baseado nesses dois indicadores, tente ter uma visão mais ampla sobre estes negócios, porém eles dois podem ajudar a você acelerar seu modelo de análise fundamentalista dos seus investimentos.

Deixe uma resposta