Indicadores de Mercado e Contábeis:

Aprenda o que são!

Esses cálculos nada mais são do que cálculos práticos para você conseguir entender mais rapidamente o que está acontecendo com uma empresa, em outras palavras, elas são feitas por duas óticas diferentes mas que andam juntas, sendo elas os indicadores de Mercado e Contábeis.

Os Indicadores de Mercado

Portanto, são cálculos que levam o preço da cotação de um ativo em consideração.

Em outras palavras, são cálculos que te ajudam a interpretar mais rápido se você está pagando mais caro ou mais barato por um determinado indicador contábil de uma empresa, alguns exemplos deles são:

P/LPA – Preço sobre Lucro

P/PVA – Preço sobre Valor Patrimonial

P/EBIT – Preço sobre o Lucro Operacional

PSR – Price Sales Ratio

EV/Ebit – Valor de Firma/lucro operacional

Os Indicadores Contábeis

Indicadores Contábeis são cálculos que levam somente as informações disponíveis pela empresa em relação à sua saúde financeira, podendo o investidor analisar mais rápido várias informações sem precisar olhar infinitas linhas em seus Demonstrativos Financeiros e Balanços Patrimoniais. Alguns mais usuais são:

ROIC – Retorno sobre Capital Investido

ROE – Retorno sobre Patrimonio

Margem Bruta, Operacional e Líquida

Ebit – Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda

Ebitda – Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações

Liquidez Financeira

CAPEX

DL/PL – Divida Liquida / Patrimonio Líquido

COMO UTILIZA-LOS?

Bem, você tem que tomar cuidado em achar que serão somente alguns poucos indicadores que te farão entender totalmente uma empresa, eles servem para te ajudar a acelerar algumas informações sobre as empresas.

Existem algumas técnicas de investimentos como por exemplo, o Factor Investing, que você consegue usar alguns indicadores para selecionar toda uma carteira de investimentos.

No entanto, ela é baseada em um conceito de você não levar essas empresas para longuíssimo prazo, mas sim para um período especifico de tempo dentro de suas estratégias fundamentalistas, assim como ajudar a entender melhor os dados da contabilidade da empresa.

Muitas técnicas fundamentalistas como Magic Formula, Factor Investing, DeepValue Investing, Método Bazin entre outros… usam os indicadores em pares tendo um indicador de mercado e um indicador contábil, para auxiliar em suas escolhas de seleção.

Conclusão

Tenha o cuidado de não utilizar os indicadores de Mercado e Contábeis forma isolada, por isso, tenham em mente em utilizar eles em conjuntos.

Deixe uma resposta