INDICADORES DE MERCADO P/VP


O que é? como analisar?

Indicadores de Mercado como o P/VP ajudam o investidor a ter uma análise rápida de como está a sensação dos investidores à empresa de acordo com alguma de suas contas financeiras.

Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP)

O P/VP é a sigla para Preço dividido pelo Valor Patrimonial por Ação de uma empresa. Este indicador serve tanto para analisar Ações, quanto também é muito analisado ao se observar os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).

Para se chegar ao valor do P/VP você primeiro precisa descobrir o VPA da empresa, que é composto pelo Patrimônio Líquido dividido pela quantidade de ações que uma empresa tem no mercado.

Calculo:

Após você chegar no resultado do Valor Patrimonial por Ação (VPA), você divide este resultado pelo Preço da ação (Cotação) e assim, chega-se ao P/VP

Como interpreta-lo

O P/VP tanto para Ações, quanto para FIIs, porém sua análise deve-se ter alguns cuidados, pois a lógica básica dele é:


P/VP <1 significa que há um deságio no preço do ativo em relação ao que ele tem de patrimônio

P/VP >1 significa que ele está em ágio, ou seja, está sendo negociado acima do quetem de patrimônio.

Nesta lógica simples você pode até pensar: Ah, então é melhor comprar o que estiver valendo abaixo do valor patrimonial (<1) né?!

Não necessariamente, pois boas empresas muitas vezes acabam tendo múltiplos maiores, fundos imobiliários em algumas vezes podem ter este indicador mais alto por causa da qualidade de seus imóveis.

Portanto, nunca olhe este indicador de forma isolada para tomar alguma decisão, mas ele em conjunto pode ajudar na sua análise fundamentalista, decisória dos seus investimentos com os indicadores de mercado

Deixe uma resposta