IVVB11: A forma mais fácil de investir no exterior!

IVVB11

Fala pobre Mortal! já pensou em investir no exterior? Diversificar seu patrimônio em dólar e alocar seu dinheiro nas maiores empresas do mundo?

Então leia até o final que vou te explicar melhor como funciona o IVVB11 e como ele te proporciona todas essas possibilidades.

O que é IVVB11?

O IVVB11 é um fundo que replica o índice S&P500, índice dos EUA que possui em seu portfólio as 500 maiores empresas de capital aberto nos mercado americano.

O fundo foi criado no ano de 2014, e é administrado pelo Banco BNP Paribas. O gestor é a BlackRock Brasil.

Podemos dizer que esse ETF, é uma ótima forma de você investir em empresas americanas sem ter a necessidade de abrir conta no exterior.

Além disso o IVVB11 tem sua cotação fortemente influenciada pela variação cambial, ou seja você também se expõe a moeda mais forte do mundo hoje (Dólar).

O que é o S&P500?

O S&P500 é um dos índices mais importantes do mundo, junto ao Dow Jones e Nasdaq, formam o trio que de índices mais analisados no mundo inteiro.

Esse índice é composto pelas 500 maiores empresas listadas na bolsa de valores americana.

Quanto maior for o valor de mercado da empresa, maior será o “peso” que ela terá no índice.

Algumas empresas que estão presentes nesse índice:

  • Apple Inc;
  • Microsoft Corp;
  • Amazon.com Inc;
  • Facebook Inc;
  • Johnson & Johnson;
  • JPMorgan Chase & CO;
  • Mastercard;
  • Visa Inc.

Como Comprar o IVVB11?

IVVB11

Esse ETF é negociado na própria bolsa de valores brasileira, a B3, assim como qualquer ação, basta você acessar a sua corretora de valores e digitar o código IVVB11, colocar a quantidade de cotas que deseja comprar e efetuar a compra.

A diferença maior para ações nesse caso é que você está comprando um combo de empresas, e deixando a gestão desses ativos para a gestora do fundo.

Devido a isso é cobrada uma taxa de administração de 0,24% a.a. Esse valor é automaticamente retirado do aporte feito no fundo.

Desvantagens de investir em IVVB11

Não há pagamento de dividendos: Nenhum ETF no Brasil efetua o pagamento de dividendos, isso não quer dizer que as empresas que estão no portfólio do índice não paguem dividendos. Elas pagam , mas eles são automaticamente reinvestidos.

Sendo assim, você não tem escolha de onde alocar esses dividendos e nem poderá um dia viver de renda passiva desse ETF.

Não ter poder de escolha: A partir do momento que você investe através de um ETF seja o IVVB11 ou qualquer outro, você está colocando seu dinheiro nas mãos de outras pessoas, portanto você abre mão de escolher em quais empresas alocar seu dinheiro e o percentual colocado em cada uma.

Vantagens de investir em IVVB11

Exposição a economias mais estáveis: A economia brasileira ainda é muito inconstante ao longo dos anos. Por sua vez, a economia americana já se provou mais estável ao longo dos anos, portanto o investimento em ações americanas é menos volátil.

Exposição ao dólar: Investindo e IVVB11 você estará se protegendo da variação cambial. Historicamente o real sempre se desvalorizou em relação ao dólar, desta forma você estaria se protegendo contra essa desvalorização da moeda brasileira.

Diversificação Setorial: O IVVB11 possui 500 empresas de diversos setores diferentes do mercado americano, desta forma , o risco de concentração dos seus investimentos é bem diluído.

Como todo investimento, tudo tem seu lado positivo e negativo. Mas hoje esse fundo é uma ótima opção para quem está começando a investir e já quer diversificar seu patrimônio se expondo ao mercado americano sem a necessidade de abrir conta em uma corretora no exterior com pouco dinheiro, hoje uma cota de IVVB11 está no valor de R$207,06! 

Deixe uma resposta