Mulher na bolsa?

Hoje quero apresentar pra vocês uma mulher que, em pleno século XIX, fugiu dos padrões impostos pela sociedade e entrou pra história como a primeira brasileira a investir na bolsa de valores.

Falo de Eufrásia Teixeira Leite, essa ai da foto.

Como você administraria uma fortuna milionária recebida de herança dos seus pais aos 22 anos?

Deveria aprender com essa mulher.

Ela não só conseguiu manter, como multiplicou várias vezes seu valor.

Poderia ter se tornado só mais uma sinhá, mas preferiu deixar a maior parte de seus bens para instituições de caridade e educacionais de sua cidade natal, Vassouras.

Para os padrões atuais, Eufrásia seria bilionária. Seus investimentos alcançavam 13 países e 7 moedas diferentes e estavam nas bolsas de Paris, Londres e Nova Iorque, além do Brasil.

Consta também que ela foi a primeira mulher a pisar na bolsa de Paris.

Seu pai não tinha filhos homens e, por isso, ensinou às filhas a administrar seus negócios.

Isso permitiu que ela conseguisse fazer tudo isso sem ter se casado e totalmente independente, o que era quase inimaginável para aquela época.

Ainda hoje, o número de mulheres na bolsa de valores é bem reduzido. Aqui mesmo entre meus leitores e alunos, vejo uma maioria masculina.

Por que será?

Vários estudos comprovam que mulheres tendem a girar menos suas carteiras de ações, seguindo as estratégias dos grandes investidores que conhecemos, com foco no longo prazo.

Existe até um livro chamado “Warren Buffett investe como as mulheres”. E sabemos que isso é ótimo quando falamos de investimentos!

Por outro lado, falta às mulheres autoconfiança.

Enquanto os homens tendem a investir assim que começam seus estudos, as mulheres costumam achar que sabem menos do que realmente sabem. Isso gera uma exagerada aversão a risco que pode te deixar inerte.

É mulher e está insegura para começar a investir? Conte comigo!

Trabalharei sempre para formar cada vez mais grandes investidoras em nosso país, como foi a ilustríssima Eufrásia.

Você pode ser a próxima!

Conhece alguém que deveria ler isso? Mande o link desse post para alguma mulher que precisa de inspiração!

Este post tem 2 comentários

  1. Olá tudo bem, adorei o blog, muito grato pelos esclarecimentos, to acompanhando o conteudo aqui. Parabéns grande abraço.

    1. Rufino

      Que bom que gostou! Ainda faremos muitas outras postagens, estamos ajeitando tudo! Siga a gente também em todas as redes sociais!

Deixe uma resposta