O maior risco de todos: Não saber o que está fazendo!

O risco vem de não saber o que você está fazendo.” Warren Buffett

“Rufino, qual é o investimento menos arriscado que existe?”

Te retorno a pergunta. Qual o risco de alguém tomar um choque por colocar o dedo na tomada? Você deve concordar que depende.

Se esta pessoa for um eletricista experiente, o risco chega perto de zero.

Se, por outro lado, for um bebê de 9 meses de idade, basta deixá-lo perto de uma tomada sem supervisão que lá vai ele explorar aquele artefato, correndo grande perigo.

O risco é relativo. Uma pessoa que investe seu dinheiro no tesouro direto sem conhecer a marcação a mercado possui mais chances de perder dinheiro do que um investidor de valor no mercado de capitais.

O investimento menos arriscado para você será aquele que mais conhece e entende. Com isso incluo também investimentos em imóveis, gado, negócio próprio etc.

Por isso é importante ler muito antes de colocar seu dinheiro em jogo.

Mais do que isso, acho interessante aprender na prática com pequenas quantias para, aí sim, avaliar investir uma maior parte de seu capital.

Muito cuidado ao confiar a seu amigo “entendedor” grandes quantias apenas pelo fato dele ter ficado rico com aquilo.

Pode ser que ele tenha realmente ganhado, mas nada garante que você conseguirá aproveitar-se disso.

Rendimentos passados não são garantias de lucros futuros.

A maioria dos investidores iniciantes desconhece os riscos a que estão submetendo seu dinheiro, e por isso podem ser pegos de surpresa.

Faça diferente: estude o ativo em que está investindo. Especialistas podem te auxiliar e direcionar, mas apenas você cuidará com a devida importância que seu valioso patrimônio merece. 

Nada mais justo do que eu deixar para vocês alguns dos melhores livros para você iniciar seus estudos sobre investimentos financeiros.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta