O poder dos juros compostos

“Rufino, como os grandes bancos fazem para lucrar tanto?”

A maior parte das receitas dos bancos de varejo vem dos juros cobrados sobre empréstimos, seja de financiamento, cheque especial, cartão de crédito etc.

Sabe aquele dinheirinho que você deixa na poupança, num CDB ou em outras aplicações bancárias? Então, você está emprestando dinheiro para o banco, e ele o empresta para outras pessoas.

O pulo do gato está na diferença de taxas, chamada de spread bancário. A taxa cobrada para uso de cheque especial, por exemplo, pode chegar a 15% AO MÊS enquanto a poupança está rendendo menos de 5% AO ANO!

Isso se mostra ainda pior se você conhece o conceito de juros compostos. Ao contrário do que muitos pensam, juros de 15% ao mês não são equivalentes a 180% ao ano. Na verdade, 15% a.m. totalizam 435% a.a.!

E todas as aplicações financeiras, assim como os empréstimos bancários, utilizam os juros compostos para o cálculo dos valores futuros. Eu disse TODAS.

Se você pega 1000 reais emprestados a uma taxa de 15% a.m., ao final de um mês, você deve ao banco 1150 reais, correto? Após o segundo mês, sua dívida terá aumentado mais 15% de 1150, e não dos 1000 iniciais. Ao final de um ano, você estará com uma dívida de incríveis R$ 5.350,00. Em menos de 5 anos, esse valor chega na casa dos milhões!

Parece mágica? Mas é real! Existem formas de renegociação, portabilidade de dívida para um banco com menores taxas, processos judiciais e outra medidas para não ser obrigado a pagar toda essa bolada. Porém, é bem provável que passe boa parte de sua vida com o nome sujo.

Não vamos deixar chegar nesse ponto, ok?

Agora que você já conhece o poder dos juros compostos, vamos colocá-los para trabalhar a seu favor? Como diz
Nathalia Arcuri, “juros compostos são TERRÍVEIS pra quem pega emprestado e INCRÍVEIS pra quem empresta.”

Nos próximos dias, vou te ensinar como calcular o valor futuro de seus investimentos, de forma que você possa saber exatamente quanto precisa investir por mês e em quanto tempo atingirá seus objetivos financeiros.

Adquira agora a planilha “o poder dos juros compostos”. É grátis!

Atenção ao próximo post.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta