O QUE É O LUCRO LÍQUIDO

O QUE É O LUCRO LÍQUIDO?

Eu tenho certeza que você já se deparou com este nome e se perguntou “O que é o Lucro Líquido?” mas não consegue ainda entender como ele funciona, como calculá-lo, encontrá-lo e encontrar ele, certo?

Neste artigo vou te explicar algumas características que mesmo você não sendo um Contador, um Administrador e até mesmo um investidor com muita experiência, conseguirá ao final, entender a sua importância.

Vamos lá, 

LUCRO LÍQUIDO:

Antes de te ensinar a calcular e analisar, preciso te dar uma base mínima de conhecimento necessário sobre o Lucro Líquido, que é um termo contábil nas Demonstrações Financeiras de todas as empresas, para descobrir se houve ou não durante um determinado período de tempo resultado positivo de lucro ou de prejuízo.

Ele também é comumente chamado de Resultado no Período, por isso se você encontrar quaisquer um desses nomes (Lucro Líquido, Resultado do Período ou Resultado Líquido), lembre que estamos falando sobre a mesma coisa. 

O Lucro Líquido, se encontra entre as últimas linhas de um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), sendo assim, o Lucro Líquido é o Resultado financeiro de uma empresas, após ela pagar todas as suas despesas e custos no período. 

COMO ENCONTRAR O LUCRO LÍQUIDO?

Se for analisar uma empresa listada na Bolsa de Valores Brasileira, você pode utilizar o site da BMF&BOVESPA e buscar a empresas que você quer analisar.

A foto abaixo demonstra o local onde você encontrará o resultado do Lucro Líquido que fica entre as ultimas linhas da DRE:

Perceba que antes do Resultado Líquido tem todos os custos e despesas que a empresa teve que honrar seus pagamentos, durante este período.

Tudo bem, você já sabe onde encontrar o Lucro Líquido, mas vamos aprender agora a calcular ele.

COMO CALCULAR O LUCRO LÍQUIDO?

Existe algumas formas distintas para se realizar este cálculo, porém uma forma mais simples é:

Porém este não é o único modo de se chegar no resultado do Lucro Líquido, você também pode encontrá-lo através do Lucro Bruto, com o cálculo:

através do LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda), também conhecido como Lucro Operacional ou EBIT, que para encontrar o Lucro Líquido, basta tirar o montante de Imposto de Renda Pago: 

Assim como, através do modelo de Análise DuPont que é uma análise de desconstrução dos resultados:

Bem, você tem inúmeras formas de se chegar ao Lucro Líquido de uma empresa, porém você não precisa aprender todas elas, você só precisa aprender uma e interpretá-la.

Assim sendo, para facilitar seu entendimento do lucro líquido se foi bom ou um resultado ruim, temos duas formas fáceis para você verificar através das Margens

MARGENS DE LUCRATIVIDADE

A forma de identificar se o Lucro está bom ou não, é através da Margem de Lucratividade, mas aqui abordaremos somente à Margem Líquida que é encontrada através da fórmula:

A Margem Líquida irá te mostrar o quanto o Lucro Líquido representa em tudo o que a empresa produziu, ou seja, se uma empresa consegue ter uma margem % alta ou crescente, significa que a empresa está diminuindo seus custos e gastos, conseguindo reter grande parte do que produz.


Outra forma de se utilizar o Lucro Líquido para verificar a saúde financeira da empresa, é utilizando o Return on Equity (Retorno sobre o Patrimônio Líquido), também conhecido como ROE.

Para calcular o ROE você utiliza:

Este cálculo de ROE irá te ajudará saber se, para os donos da empresa, esta valendo à pena o negócio e para o acionista, é uma forma de verificar se vale à pena se tornar acionista de uma empresa pelo retorno que ela dá acima ou abaixo da Taxa Básica de Juros do país (Taxa Selic)

Outra coisa bastante importante é que você não foque somente no Lucro Líquido de uma empresa para suas decisões de investimento, ele pode ser um “filtro” inicial para que você possa começar uma análise fundamentalista em uma empresa.

Busque também observar os anos anteriores da empresa para observar se o Lucro Líquido atual da empresa está tendo consistência ao longo dos anos.

Deixe uma resposta