O Que é uma DRE e Qual Sua Importância

DRE

Faaala, Pobre Mortal, você sabe o que é uma DRE e o mais importante: qual a importância dela para você como investidor?

Se sua resposta foi não, leia este post até o final, nele você irá aprender tudo que precisa sobre uma DRE.

O que significa DRE?

DRE significa demonstração do resultado do exercício, que  é um registro contábil responsável pela amostragem e levantamento das operações financeiras de uma empresa, funcionando como um tipo de relatório sobre os resultados obtidos. Ou seja, o DRE comporta informações financeiras da empresa e permite que o gestor ou contador obtenha resultados líquidos e brutos sobre: o lucro, prejuízo, despesas, custos e outras variantes que atuam em um negócio.

Depois disso, é possível mensurar quais são os lucros e prejuízos que a empresa enfrenta ou enfrentou. 

Além disso, é um tipo de controle pautado nas boas práticas dos princípios contábeis, pois detalha a real situação do negócio.

Algumas empresas praticam a demonstração de resultado de forma mensal para manter um relatório gerencial, o que permite que as decisões da empresa sejam embasadas e, também, se busque reduzir gastos e aumentar o faturamento.

Portanto, a DRE permite que empresas evidenciem os resultados obtidos (lucros, despesas, ativos e passivos) em um período, relativo à operação de vendas e atuação no mercado. É muito comum na DRE, a utilização de amostragens trimestrais.

Por fim, os resultados da DRE são fortes atrativos para potenciais investidores e também possibilitam que a empresa averigue se o seu desempenho está coerente com o planejado ou qual ponto deve ser aperfeiçoado. 

Antes de seguir com o conteúdo propriamente dito, eu quero te pedir para deixar o like no canal caso esse assunto seja relevante para você e se inscrever também para que esteja sempre recebendo em primeira mão os conteúdos postados no canal. 

Qual a importância de interpretar DRE?

A DRE é uma importante ferramenta tanto no mercado contábil quanto no mercado de investimento. É por meio desse relatório que a equipe financeira ou o investidor podem tomar decisões seguras baseadas em dados reais da situação de uma empresa. 

Esse relatório resume as demonstrações de uma empresa, mostrando os gastos, o retorno do investimento, o faturamento, além de proporcionar uma análise financeira de uma maneira profunda sobre os meios operacionais daquele negócio. 

A análise da DRE deve servir para identificar os altos e baixos financeiros de uma empresa, além de verificar onde os lucros são maiores. Também permite compreender os resultados negativos daquele negócio, indicando os erros e acertos, possibilitando identificar o desempenho dos processos para obter melhor lucro.

Sendo assim, ter os dados de empresas que o investidor pretende aplicar é essencial pois, dessa forma, os riscos de uma escolha ruim podem ser menores.

Eu vou te falar agora como devemos interpretar a DRE: 

Ela deve ser composta por: receita operacional bruta, receita operacional líquida, dedução de impostos, lucro bruto, lucro líquido, lucro bruto antes dos impostos, custos dos produtos e serviços, despesas fixas e valores de impostos de renda e de contribuição social sobre o lucro líquido. 

De forma prática, a gente precisa entender que existe uma sequência lógica na construção. 

A receita operacional é o primeiro pilar. Quando eu reduzo da receita operacional o imposto sobre a venda, eu encontro a receita líquida. 

A receita líquida subtraída do custo das mercadorias vendidas, eu encontro o lucro bruto. 

A partir do valor do lucro bruto eu consigo alcançar o lucro líquido que é o que, realmente, importa. A partir do lucro líquido eu consigo acompanhar o crescimento de uma empresa. O lucro líquido deve ser, pelo menos, constante. O ideal é que ele seja crescente. 

Então, vamos lá: depois que eu passei pela receita operacional, pela receita líquida e pelo lucro bruto eu vou procurar o lucro líquido. Eu preciso descontar do lucro bruto alguns valores: despesas operacionais, despesas com venda, despesas financeiras, despesas gerais e administrativas e somar a receita financeira. A partir desse cálculo, eu encontro o lucro líquido. 

A relação desses números com nossos investimentos é parte de uma análise detalhada de boas empresas para entender sobre a DRE. Por isso, aprender como ler DRE e poder contar com as opções e dados de análise desse relatório é essencial para quem busca investir melhor.

Deixe um comentário