Qual seu perfil de investidor

Perfil do Investidor

Faaala, Pobre Mortal! Você já ouviu falar sobre perfil de investidor?

É algo muito simples, mas que faz uma baita diferença nos seus investimentos.

Se manter fiel ao seu perfil pode ser a diferença entre ter ou não sucesso em seus investimentos!

O que é Perfil de Investidor?

O perfil de investir é nada mais nada menos do que o risco que você está disposto a correr com as suas aplicações financeiras.

Temos 3 principais tipos de investidor:

Conservador

É o investidor que prioriza a seguranças em seus investimentos, ou seja, é aquele que gosta ou precisa ter uma maior previsibilidade de rentabilidade dos seus investimentos.

Esse tipo deve priorizar o investimento em Renda Fixa, fundos imobiliários e ações mais sólidas no mercado que apresentam uma menor volatilidade.

Sendo assim, a prioridade deve ser a segurança e a liquidez dos ativos investidos, pois o foco deve ser preserva seu patrimônio.

O investidor conservador costuma ser pessoas que já tem uma família formada e que já construíram um patrimônio grande ao longo de sua vida.

Lógico que existe algumas exceções.

Moderado

É aquele investidor que preza pela segurança, mas também está aberto a correr riscos maiores no longo prazo.

Optando assim por investimentos mais arriscados com uma maior rentabilidade dependendo da situação.

Ou seja, é aquele investidor que aceita o risco até um certo ponto, grande parte de seus investimentos estão atrelados a investimentos mais conservadores e outra parte em renda variável, buscando uma rentabilidade acima da média do mercado.

perfil de investidor

Agressivo/Arrojado

O próprio nome já fala por si mesmo, esse investir é aquele que não tem medo de correr riscos, não se preocupa com as perdas de curto prazo.

Mesmo sendo agressivo, esse investir possui a sua reserva de emergência.

Ele busca sempre aqueles investimentos que podem lhe dar um retorno maior que a média do mercado para conseguir conquistar suas metas financeiras da forma mais rápida possível!

Como descobrir qual meu perfil de investidor?

Quando você abre conta em uma corretora será feito um questionário, onde as suas respostas definirão seu perfil de investidor.

Responda de forma sincera e se apegue ao seu perfil, para que não corra um risco maior do que o necessário e acabe perdendo dinheiro, pois deixou o lado emocional prevalecer.

Bons Investimentos!

Deixe um comentário