Quais são os tipos de ações e qual o melhor para você!

Tipos de Ações

Faaaala, Pobre Mortal! Você já conhece todos os tipos de ações do mercado?

Antes de tudo você tem que entender o que são ações e como elas funcionam.

O que são ações?

Ações nada mais nada menos são do que uma pequena fatia de uma empresa, mas nem todas são iguais e possuem os mesmo benefícios.

Elas são negociadas através de códigos na Bolsa de valores como o ITUB3 e ITUB4 que são as ações do Banco Itaú, esse número no final representa que tipo de ação você está comprando.

Neste post eu vou te ensinar tudo que você precisa saber sobre isso e como fazer a melhor escolha!

Quais os os tipos de ações?

Hoje no mercado existem 3 principais tipos de ações:

Ordinárias (ON): são aquelas que geralmente possuem o final 3, esse tipo de ação te dá o direito à voto em assembléia, ou seja, você pode decidir aquilo que quer para o futuro da companhia. Lógico que se seu capital for pequeno, seu voto não fará muita diferença.

Preferenciais (PN): Geralmente com final 4, elas lhe dão a preferência no recebimentos de dividendos (parte do lucro da empresa distribuída aos acionistas) e preferência em caso de falência da empresa antes os acionistas ordinários.

Units: São pacotes de ações, ou seja, você comprando uma Unit você estará comprando um X nº de ações ON mais um X nº de ações PN.

É válido lembrar que não são todas as empresas que possuem os três tipos de ações, algumas possuem dois tipos, outras apenas um e outras os três tipos.

Como escolher o tipo de ação para investir?

Para escolher o tipo de ação para investir você deve considerar 2 principais fatores:

Liquidez: Quando falamos sobre liquidez, estamos querendo dizer a respeito da facilidade de comprar ou vender uma ativo. Quanto maior a quantidade de negociação desses ativos na Bolsa de Valores, mais fácil será comprar e vender quando quiser, sendo assim para olharmos isso utilizamos o Free Float como indicador, que mostra o percentual de ações da empresa que estão disponíveis para serem negociadas pelo público em geral.

Tag Along: Tag Along é um mecanismo de proteção para o acionista minoritário em caso de troca de gestão, então para você que investe pensando no longo prazo, é muito importante olhar esse indicador, se quiser saber mais como ele funciona clique aqui.

É importante ressaltar que quando uma empresa possui ações Units, a liquidez das ações ordinárias e preferenciais acaba sendo muito menor no mercado.

Espero que você tenha entendido melhor os tipos de ações e possa fazer boas escolhas.

Bons Investimentos!

Deixe uma resposta